A bailarina Anna Lívia Siqueira Martins, de 11 anos, natural de Varginha (MG), foi aprovada na primeira etapa da seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, uma das instituições mais prestigiadas no ensino do ballet clássico no país. A audição aconteceu no dia 17 de junho, na sede da Escola de Dança Corpo & Arte, localizada no bairro Jardim Sion, com a participação de dezenas de candidatas nascidas entre os anos de 2008 e 2016.
Aluna da escola Corpo & Arte desde os 4 anos, Anna Lívia é descrita como uma menina dedicada, focada e sonhadora, com o objetivo de se tornar bailarina profissional e viajar pelo mundo. Ela já conquistou prêmios e indicações em diversos festivais e concursos realizados em Minas Gerais, além de convites para representar sua escola em eventos internacionais, como na Itália e, recentemente, em Barcelona, na Espanha. “É de grande importância na vida das bailarinas conseguir chegar até a escola Bolshoi, pois lá abre portas para as grandes companhias do mundo. Grande parte dos bailarinos sonha em poder entrar na Escola Bolshoi”, afirmou o professor e proprietário da escola, João Carlos Costa.
A próxima fase da seleção acontecerá entre os dias 8 e 12 de setembro, na sede da Bolshoi, em Joinville (SC), onde Anna Lívia deverá permanecer durante cinco dias participando da etapa final. A Seleção Nacional é promovida anualmente e oferece bolsas de estudo 100% gratuitas e formação artística de excelência para os aprovados. A Escola Bolshoi é a única filial fora da Rússia do renomado Teatro Bolshoi e está em funcionamento desde 15 de março de 2000. Localizada em Joinville, a instituição é privada, sem fins lucrativos, e conta com apoio do poder público e de patrocinadores reunidos no grupo “Amigos do Bolshoi”, que sustentam o projeto por meio de serviços e leis de incentivo à cultura em todas as esferas.
A mãe da bailarina, Aline Siqueira de Souza, que trabalha como decoradora de festas, celebrou emocionada a conquista da filha. “Estou radiante de felicidade. É uma emoção muito grande ver que tudo está valendo a pena. Eu tenho muito orgulho dela, e não somente por isso, mas sim pela filha que ela é. Ela me lembra todos os dias de lutar pelos nossos sonhos e tenho certeza de que esse é o primeiro de muitos que realizaremos. Com a aprovação, ela buscará evoluir e aprender coisas novas, além de vivenciar esse momento único. E tenho certeza que ela vai brilhar na próxima etapa. Conto com a torcida de todos”, declarou.
Com informações: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Imagens: Reprodução Redes Sociais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional