matéria atualizada às 12h12 de 30 de maio de 2025
matéria atualizada às 15h43 de 30 de maio de 2025
A sexta-feira amanheceu cinza e triste em Baependi. A cidade se despediu, neste 30 de maio, de um de seus filhos mais ilustres: o médico Dr. Ascânio Rabello Guimarães. Figura querida por todos, Dr. Ascânio será lembrado com muito carinho por toda a comunidade.
Ele deixa esposa, filhos e uma linda família, além de muita saudade nos corações de amigos, pacientes e colegas de profissão. Aos 68 anos, Dr. Ascânio dedicou décadas de sua vida à medicina, exercendo sua vocação com seriedade, competência e profundo amor ao próximo. Foi responsável pelo nascimento de inúmeras gerações de baependianos, e seu nome está eternamente ligado à história da saúde no município.
Com pesar e tristeza, o Jornal Panorama se solidariza com todos os familiares, amigos e admiradores deste grande homem, que deixa como legado não apenas sua trajetória profissional exemplar, mas também uma vida marcada pela generosidade, ética e compromisso com o bem-estar da comunidade.
Nas redes sociais, sua filha, a psicóloga Marina Guimarães, prestou uma homenagem ao pai. “Nunca conheci uma pessoa tão forte em toda minha vida, na saúde e na doença(…). Nunca vi uma pessoa que nasceu com a missão de vida tão nítida, e que a cumpriu com tanto louvor! Você fez tanto por mim e por tantas pessoas (…). Eu adoraria que você tivesse vivido mais, descansado mais, trabalhado menos… mas tenho certeza que se você tivesse a oportunidade, teria feito tudo de novo, exatamente igual. Pai, obrigada por tudo e por tanto!”, afirmou.
O velório acontece em Belo Horizonte, onde o corpo também será sepultado. Baependi se despede, mas jamais esquecerá de Dr. Ascânio Rabello Guimarães — um verdadeiro exemplo de humanidade e dedicação.
Por Juliana Carvalho
Foto: Arquivo pessoal
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional