O comportamento do consumidor mineiro está em plena transformação, impulsionado pela digitalização e pela multiplicidade de canais de informação disponíveis. Um levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) indica que 77,2% dos consumidores do estado afirmam ser fortemente influenciados por avaliações disponíveis na internet antes de realizar uma compra.
Esse dado reflete uma mudança significativa no processo de decisão de compra, que deixou de ser impulsivo e passou a ser guiado por análises mais criteriosas. A internet passou a ocupar papel central na jornada do consumidor.
“A internet trouxe a facilidade de se pesquisar e de se informar sobre tudo, com poucos cliques. E isso mudou completamente o comportamento do consumidor. Entre tantas opções de produtos e serviços, ele agora quer saber a opinião de outros para validar suas percepções e, só então, efetivar ou não sua compra. E isso vale tanto para lojas físicas quanto online”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
O estudo também revela uma tendência híbrida no comportamento de consumo: 51,8% dos mineiros preferem alternar entre compras físicas e digitais. As redes sociais aparecem como o principal canal de influência na decisão de compra (78,2%), superando amplamente os tradicionais meios de comunicação como e-mail marketing (10,5%), rádio (5,7%) e televisão (5,6%). Esse dado reforça o protagonismo das plataformas digitais na mediação da relação entre marcas e consumidores.
Descontos ainda são gatilho principal
Apesar da digitalização das relações de consumo, a motivação para comprar segue sendo, em grande parte, tradicional: as promoções. Segundo a pesquisa, 43,3% dos entrevistados disseram que os descontos são o principal fator que os leva a adquirir um produto ou serviço. Datas comemorativas (17,5%), postagens em redes sociais (13,9%) e peças publicitárias atrativas (12,4%) também contribuem para o impulso de consumo. Apenas 5,2% afirmaram comprar por necessidade imediata.
“Isso demonstra que uma boa promoção sempre vai atrair o cliente. Por isso, vale a pena o lojista investir em descontos. Assim, além de ampliar suas vendas, ele terá oportunidade de girar seu estoque”, destaca Vinícius Silva.
Na hora de escolher onde comprar, o preço (40,3%) e a qualidade do atendimento (32,7%) são os fatores que mais pesam para os consumidores. O mesmo se aplica quando esses critérios não são atendidos: 37,7% dos mineiros abandonam uma compra em caso de mau atendimento, enquanto 25,6% desistem diante de preços elevados. Problemas com prazo de entrega também influenciam negativamente, sendo citados por 17,7% dos entrevistados.
A experiência do consumidor no centro da estratégia
O estudo evidencia uma virada de chave no relacionamento entre comércio e cliente. O consumo deixou de ser apenas uma transação econômica para se tornar uma experiência emocional e social.
““Esses dados nos mostram a importância de os lojistas estarem atentos a esse novo perfil de consumo e a todo o processo de experiência de compra. Se o consumidor comprou algo ou contratou algum serviço e gostou, há grandes chances de que ele compartilhe e espalhe essas boas experiências para que outros possam vivencia-las também. No contrário, se a experiência foi ruim, as chances de compartilha-la por meio de reclamações e registros em redes sociais aumentam ainda mais”, analisa Silva.
A pesquisa da FCDL-MG oferece um panorama claro dos desafios enfrentados pelo varejo e pelos prestadores de serviço. Em um cenário marcado por concorrência intensa e consumidores cada vez mais exigentes, investir em atendimento qualificado, estratégias digitais eficazes e ações promocionais bem estruturadas é não apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade de sobrevivência no mercado. “Atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, proporcionar a melhor experiência possível no processo de consumo é um desafio para o lojista e exige que o setor de comércio e serviços se reinvente a cada dia”, conclui o economista.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da FCDL-MG
Foto: Tim Douglas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional