Durante o evento, está prevista a assinatura do Termo de Pactuação da Agricultura Familiar (TPAF) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional de Minas Gerais (Sureg/MG), participa nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de audiência pública e lançamento do Plano Safra 2025-2026 e do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). A Conab será representada pelo superintendente regional no estado, Eduardo Dumont.
A audiência tem como finalidade debater o Plano Safra 2025-2026 e o Pronara, com ênfase nas contribuições dessas iniciativas para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para a sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuária. Durante o evento, está prevista a assinatura do Termo de Pactuação da Agricultura Familiar (TPAF) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS).
Além da participação no PAA, a Conab tem desenvolvido ações voltadas à agricultura familiar em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. (CeasaMinas).
No âmbito dessa parceria, existe um protocolo de cooperação com a CeasaMinas para que os produtos adquiridos pela Conab por meio do PAA , na modalidade Compra Direta (CD), sejam destinados ao Banco de Alimentos e entregues às Cozinhas Solidárias no estado, cadastradas no MDS. Entre as iniciativas também está o Programa Arroz da Gente, desenvolvido nos territórios do Noroeste, Zona da Mata e Sul de Minas, com o objetivo de incentivar a produção de arroz pela agricultura familiar em 23 comunidades da região.
A Conab MG também realiza a assessoria técnica à Cooperativa Central Camponesa de Minas Gerais/MST na implantação de uma agroindústria de microdestilaria de etanol e derivados no município de Uberlândia. O projeto funciona como modelo voltado para pequenos agricultores, com o objetivo de inserir a agricultura familiar na cadeia de produção de etanol combustível. A proposta prevê o uso de meio hectare por família destinado à produção, sem comprometer o cultivo de alimentos. A iniciativa é considerada pioneira no país no âmbito da Conab.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Foto: Luiz Santana/ arquivo ALMG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional