A delegação de Betim brilhou na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada entre os dias 11 e 16 de agosto, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Os atletas da cidade conquistaram 33 medalhas nas modalidades de judô, atletismo, taekwondo e tênis de mesa — sendo 6 de ouro, 9 de prata e 18 de bronze. Com esse desempenho, seis atletas garantiram vaga em competições nacionais: quatro nos Jogos Escolares Brasileiros, que ocorrem em outubro, e dois nos Jogos da Juventude, em setembro, em Brasília.
O destaque de Betim foi nas artes marciais. No judô, os competidores somaram duas medalhas de ouro, cinco de prata e 12 de bronze. No taekwondo, foram três ouros, três pratas e cinco bronzes, incluindo uma medalha de ouro conquistada por um atleta da Academia Alcateia. A cidade também subiu ao pódio no atletismo, com uma prata e um bronze, e no tênis de mesa, com um ouro.
A participação dos atletas também é fruto do programa Viva o Esporte, promovido em parceria pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e o Instituto Ramacrisna. A etapa estadual do JEMG ainda segue com a fase paralímpica em Poços de Caldas, entre os dias 18 e 23 de agosto. Anteriormente, Betim já havia conquistado 23 medalhas nas modalidades de vôlei de praia e wrestling, em Pará de Minas.
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu (Sapão), comemorou o resultado e destacou o apoio da prefeitura, da Secretaria de Educação e da equipe técnica. Ele também anunciou que o município se prepara para realizar o maior JEB (Jogos Escolares de Betim) da história.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Betim
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional