“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em mais um encontro do Grupo Infantil de Alimentação Saudável, a atividade das crianças foi colorir o desenho da Roda de Alimentos, que informa a proporção ideal de cada grupo alimentar para a nutrição adequada.

Em seguida, a ilustração foi levada para a casa de cada um dos participantes, como forma de orientação para todo o grupo familiar da criança.

Basicamente, os alimentos são divididos em cinco grupos. O primeiro é o dos cereais, pães, raízes e tubérculos; o segundo, o das hortaliças; o terceiro inclui frutas e sucos de frutas; o quarto, leites, queijos e iogurtes, enquanto o quinto é constituído pelas carnes, ovos, óleos e gorduras.

O Grupo Infantil de Alimentação Saudável faz parte da Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA), que monitora a situação nutricional das crianças até 10 anos de idade e realiza ações práticas, como palestras, dinâmicas, brincadeiras e o retorno do Circuito Kids (atividades diversas que envolvem coordenação motora, equilíbrio, concentração e postura).

A prevenção evita complicações de saúde no futuro e contribui para reduzir a necessidade de atendimentos nas unidades de saúde, o que é bom para todos.

Fonte e fotos: Prefeitura de São Vicente de Minas