Ao menos 14 pessoas morreram nesta segunda-feira (18) em ataques russos na Ucrânia, segundo autoridades locais. Os bombardeios ocorreram poucas horas antes da reunião entre o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.
Na cidade de Kharkiv, no nordeste do país, sete pessoas perderam a vida — entre elas uma menina de um ano e meio — e 23 ficaram feridas, informou o governador regional, Oleg Sinegubov. Já na região de Zaporizhzhia, três pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas. Quatro mortes adicionais foram registradas em Donetsk, área de intenso confronto, segundo a Procuradoria regional.
Os bombardeios também atingiram Dobropillia e Kostiantynivka, nas proximidades de recentes avanços das forças russas. Houve ainda relatos de ataques noturnos nas regiões de Sumy, Odessa e Kherson. Em pronunciamento, Zelensky classificou os ataques como “demonstrativos e cínicos” e acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de tentar sabotar os esforços diplomáticos.
Zelensky e Trump devem discutir em Washington uma possível solução para o conflito, dias após Trump ter se reunido com Putin no Alasca.Da Redação Com informações da Prefeitura da Ucrânia
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional