Três pessoas morreram, incluindo uma criança de três anos, e outras 17 ficaram feridas em um ataque russo à região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Rússia, segundo autoridades ucranianas na segunda-feira, 18. O governador local afirmou que o número de feridos estava “aumentando continuamente”. Desde o início da invasão em grande escala por Moscou, em fevereiro de 2022, Kharkiv tem sido alvo recorrente de ataques com drones e mísseis.
Em meio à escalada do conflito, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participa de uma reunião em Washington com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também nesta segunda-feira, 18. O encontro ocorre dois dias após Trump se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, ocasião em que declarou ter observado “grande progresso” rumo ao fim da guerra.
Zelensky estará acompanhado por sete líderes europeus. Confirmaram presença o presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; o chanceler alemão, Friedrich Merz; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; e o presidente finlandês, Alexander Stubb.
Esta é a segunda reunião entre Trump e Zelensky desde o início da guerra. O primeiro encontro, realizado em fevereiro, terminou abruptamente após Trump adotar um tom considerado ríspido e pouco diplomático com o líder ucraniano.
Durante a reunião, Trump apresentará a proposta discutida com Putin em Anchorage. De acordo com fontes da imprensa americana e europeia, a sugestão russa consiste em congelar as linhas de frente atuais em troca do reconhecimento internacional da anexação da Crimeia e das áreas ocupadas no Donbas e em Zaporizhzhia.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: G 1
Imagem: Reprodução Redes Sociais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional