Na última quinta-feira, o Palácio D’Ouro foi palco da abertura da exposição “João-Congo”, da artista visual, escritora e pesquisadora Valdelice Neves. O trabalho de Valdelice é inspirado em sua profunda conexão com o João-Congo, um pássaro da família dos icterídeos, conhecido por sua beleza exuberante e sua habilidade de imitar quase todos os sons da floresta. O prefeito Angelo Oswaldo prestigiou a exposição, onde parabenizou o trabalho.
Há 28 anos, Valdelice teve seu primeiro encontro com o João-Congo enquanto realizava uma pesquisa sobre as tribos indígenas no portal de entrada da Amazônia. Foi nesse momento que ela encontrou uma árvore com “bolsas” balançando ao vento, o que a levou a investigar o trabalho conjunto do casal João e Maria-Congo na construção de seus ninhos. A partir disso, a artista iniciou uma pesquisa que originou sua produção artística, refletindo sua admiração e respeito pela natureza e pela luta das comunidades da Amazônia.
Ao longo da exposição é possível conhecer e compreender a importância do pássaro e também, um pouco mais sobre a artista. Vale destacar que o trabalho de Valdelice Neves é um convite para refletirmos sobre a relação do homem com a natureza e como, por meio da observação da vida do João-Congo, as comunidades ribeirinhas utilizam os sinais da natureza para sua sobrevivência. Um dos exemplos disso é o comportamento do João-Congo ao construir seu ninho no alto das copas das árvores, um indicativo da possibilidade de enchentes, o que ajuda os lavradores a planejarem suas plantações de forma mais segura.
A exposição “João-Congo” estará aberta para visitação até o dia 15 de abril. Não perca a chance de conhecer mais sobre esse universo, que mistura arte, pesquisa e uma profunda conexão com a natureza.
Fonte: Prefeitura de Ouro Preto
Fotos: Peterson Bruschi – PMOP