A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) segue avançando na execução do Programa MAIS Água & Esgoto, uma das principais iniciativas regulatórias voltadas à melhoria do saneamento básico em Minas Gerais, conforme previsto na Resolução nº 205/2025.
Com o objetivo de aumentar a eficiência na análise dos dados recebidos, a Gerência de Informações Operacionais (GIO) realizou uma mudança metodológica significativa ao migrar as automatizações do processo, anteriormente feitas em Python, para a ferramenta Power Automate. A transição permitiu maior integração com os sistemas internos da Arsae-MG, além de facilitar a manutenção das rotinas automatizadas e garantir mais sustentabilidade ao processo.
Os dados parciais de 2025 revelam que 148 municípios já foram avaliados, totalizando 527 constatações técnicas. A principal irregularidade identificada foi o descumprimento dos prazos para execução de ligações ou vistorias em redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o que compromete a agilidade na conexão de novos usuários à rede pública e dificulta o acesso efetivo ao serviço.
A expectativa da Arsae-MG é avaliar 265 municípios até o final do ano. A Agência reforça que o envio das informações pelos prestadores deve seguir os padrões técnicos e os prazos estabelecidos pela Resolução nº 205/2025. O não envio, envio incompleto ou fora do padrão pode acarretar sanções, conforme previsto no regulamento, reafirmando o compromisso da Arsae-MG com a qualidade e a universalização dos serviços de saneamento básico em Minas Gerais.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Arsae-MG
Imagem: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional