A Prefeitura de Araponga, por meio de uma iniciativa de saúde pública, incentivou os moradores do município a adotarem hábitos de vida mais saudáveis. O educador físico Josimar falou à comunidade de São Domingos e Salazar sobre a Atividade Física, em uma palestra que celebrou seu Dia Mundial, trazendo informação, conscientização e incentivo à prática regular de exercícios físicos a um público que muitas vezes tem acesso limitado a esse tipo de orientação especializada.
A proposta foi criada com o tema “A vida é movimento: desligue-se das telas e tenha uma vida mais ativa”, escolha que reflete uma preocupação crescente no campo da saúde pública: o impacto do uso excessivo de dispositivos eletrônicos sobre a qualidade de vida das pessoas. O sedentarismo e o aumento do tempo em frente às telas estão entre os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Quando se trata desse assunto de maneira direta e clara com as comunidades rurais, a ação exerce um papel educativo muito importante para a saúde pública.
A seleção das comunidades de São Domingos e Salazar para a palestra reflete a intenção da gestão municipal de atingir áreas que, geralmente, não são incluídas em campanhas de saúde e promoção do bem-estar. Proporcionar conhecimento e aconselhamento a esses locais é uma maneira efetiva de democratizar o acesso à saúde preventiva, entendendo que os habitantes de áreas rurais merecem o mesmo direito à informação de qualidade que aqueles que vivem nas cidades.
Quando se celebra o Dia Mundial da Atividade Física, cada movimento ganha um significado ainda mais profundo, uma verdadeira motivação para a ação. A data, que se comemora todos os anos no dia 6 de abril, tem como objetivo principal alertar as pessoas sobre os benefícios que o ato de se mover proporciona à saúde física e mental. Com a adesão a esse movimento internacional, que é complementado por uma ação local e sob medida, Araponga se alinha às melhores práticas de promoção da saúde e reafirma seu compromisso com o bem-estar de todos os seus cidadãos.


Redação do Jornal Panorama
Com informações e fotos de: Prefeitura de Araponga
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
