A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de três marcas de pó para o preparo de bebida sabor café, após inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizada nos locais de produção.
A medida afeta os seguintes produtos: o Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café da Master Blends Indústria de Alimentos Ltda., o Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional da marca Melissa, da empresa D M Alimentos Ltda., e o Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto da marca Pingo Preto, da Jurere Caffe Comércio de Alimentos Ltda.
Entre as irregularidades identificadas estão a utilização de matéria-prima contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina prejudicial à saúde humana, além da presença de impurezas que foram incorretamente rotuladas como polpa de café e café torrado e moído, sendo, na verdade, compostas por cascas e resíduos. Também foram constatadas falhas nas Boas Práticas de Fabricação, desde a seleção das matérias-primas até o controle de qualidade final, além de informações e imagens nos rótulos que podem induzir o consumidor ao erro sobre a natureza real do produto.
A Anvisa alerta que os itens listados devem ser imediatamente recolhidos pelas empresas responsáveis e não devem ser consumidos sob nenhuma hipótese.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Gov
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional