De 2 a 6 de junho, a Prefeitura Municipal de Andradas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, promoveu o 1º Curso de Primeiros Socorros – Nível Intermediário. A iniciativa visou proporcionar à comunidade locais e aos cidadãos o treinamento adequado para situações de emergência, com foco na capacitação para o atendimento básico de primeiros socorros. O curso foi realizado no auditório da Prefeitura, e contou com a participação de moradores interessados em adquirir conhecimento técnico para atuar em situações críticas, realizando ações rápidas e eficazes até o atendimento especializado chegar.
Durante o período de instrução, os participantes aprenderam uma série de técnicas essenciais para salvar vidas. Entre os tópicos abordados, destacaram-se a avaliação do paciente, imobilização de membros e tratamento de fraturas e ferimentos. Além disso, os participantes receberam treinamento específico sobre controle de hemorragias, suporte básico de vida, com ênfase em reanimação cardiopulmonar (RCP), o uso do desfibrilador externo automático (DEA) e técnicas para desobstrução das vias aéreas. O curso foi conduzido pelo 2º Sargento William e pelo Soldado Lino, ambos integrantes do Corpo de Bombeiros de Andradas, com uma carga horária total de 18 horas/aula.
Ao final do curso, 23 participantes receberam seus certificados, que foram entregues pelo Tenente Lino, comandante do Posto Avançado de Bombeiros de Andradas. O evento não só reforçou a importância de capacitar a população em procedimentos de emergência, como também fortaleceu o vínculo entre os moradores e as autoridades locais. O treinamento tem o objetivo de aumentar a segurança da comunidade, oferecendo ferramentas para que qualquer pessoa possa agir em momentos de urgência, com mais confiança e preparo.
Esta ação da Prefeitura de Andradas e do Corpo de Bombeiros reflete o comprometimento das autoridades municipais com o bem-estar da população, oferecendo oportunidades de aprendizado que podem fazer a diferença em momentos decisivos. A educação sobre primeiros socorros é fundamental para a preservação de vidas, e o curso contribui significativamente para que a cidade esteja mais preparada para enfrentar emergências, ao mesmo tempo em que estimula a solidariedade e o senso de responsabilidade coletiva.
Por Eduardo Souza
Com Informações: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais
Foto: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional