O acidente com o avião ATR 72-500 da Voepass, que caiu em Vinhedo na sexta-feira (9), revelou detalhes preocupantes em um estudo realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O relatório aponta que a aeronave enfrentou uma área crítica por quase 10 minutos antes do acidente e sofreu uma redução de mais de 100 km/h em sua velocidade durante o voo.
O voo 2883, que partiu de Cascavel, no Paraná, às 11h56, tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A queda ocorreu às 13h22, pouco após a aeronave entrar em uma região com condições meteorológicas extremas.
Por volta das 13h10, a aeronave entrou em uma área caracterizada por alta formação de gelo, ventos entre 60 e 70 km/h, e nuvens altas e congeladas. As temperaturas na região chegaram a cerca de – 40°C. Essas condições adversas contribuíram para a perda de velocidade e o agravamento da situação.
O estudo detalhado pelo Lapis indica que a combinação desses fatores meteorológicos extremos e a perda de velocidade podem ter desempenhado um papel crucial na perda de controle da aeronave, resultando no trágico acidente.
As investigações sobre o acidente estão em andamento, e as autoridades seguem analisando todos os dados disponíveis para determinar as causas exatas e implementar medidas para evitar futuros incidentes similares.
Informação divulgada pelo UOL