A rede municipal de saúde de Alpinópolis foi significativamente reforçada com a destinação de um total de R$ 900 mil em recursos federais, oriundos de emendas parlamentares. Os investimentos, indicados pelos deputados federais Odair Cunha (PT) e Newton Cardoso Jr. (MDB), visam fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do sistema de saúde e fundamental para a promoção do bem-estar e prevenção de doenças na comunidade.
O primeiro aporte, no valor de R$ 400 mil, foi destinado pelo deputado Odair Cunha. A articulação para a vinda deste recurso contou com a participação de lideranças locais do Partido dos Trabalhadores (PT), incluindo o Secretário Zgê Geraes e a Secretária-adjunta de Educação, Rosy Silva, além do diretório municipal. O objetivo central dessa verba é o custeio de serviços essenciais, garantindo a continuidade e a qualidade do atendimento prestado à população. A aplicação dos fundos permitirá a aquisição de medicamentos e materiais de consumo, a manutenção da infraestrutura das unidades de saúde e o pagamento dos profissionais, resultando em uma melhoria direta na assistência diária aos alpinopolenses.
Adicionalmente, o município foi contemplado com uma indicação de R$ 500 mil do deputado Newton Cardoso Jr. para a mesma finalidade. Deste montante, R$ 300 mil já foram repassados à prefeitura, enquanto os R$ 200 mil restantes estão em fase de liberação. A iniciativa foi viabilizada pelo apoio de lideranças do MDB de Alpinópolis, representadas pelo vice-prefeito Léo do Posto e vereadores da base aliada na Câmara Municipal. Assim como a primeira verba, este recurso será crucial para robustecer a base do sistema de saúde, financiando a compra de insumos, a manutenção predial e a valorização das equipes que atuam na linha de frente.
A soma dos investimentos representa um passo estratégico para a gestão municipal, que busca avançar com responsabilidade e compromisso com a saúde pública. Ao direcionar os recursos para a atenção primária, a administração municipal investe diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, assegurando mais estrutura, eficiência e capacidade de resposta no cuidado preventivo e contínuo oferecido em Alpinópolis.


Da Redação do Jornal Panorama, com informações de @rafael.freire.alp/Facebook
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
