A Albânia anunciou neste sábado (9) a prisão de dez suspeitos ligados a uma organização internacional de narcotráfico responsável por transportar grandes quantidades de cocaína do Paraguai para a Europa. As operações, realizadas nos dias 7 e 8 de agosto, resultaram em nove prisões no território albanês e uma na Bélgica. Outros seis suspeitos seguem foragidos.
Entre os detidos está Franc Çopja, apontado pela imprensa local como um dos líderes do grupo. Segundo a Promotoria, a organização é acusada de traficar, em 2020, cerca de 28 toneladas de cocaína, das quais 17 foram apreendidas, com valor estimado em mais de 3,5 bilhões de euros. As cargas eram enviadas do Paraguai para os portos de Antuérpia, na Bélgica, e Hamburgo, na Alemanha, escondidas em caixas de sabão, latas de tinta e materiais de construção.
A investigação contou com cooperação da Europol e de autoridades da Bélgica, França, Países Baixos, Alemanha e Itália. As apurações começaram após a quebra de comunicações criptografadas no aplicativo Sky ECC, usado por traficantes. Os lucros ilícitos eram lavados por meio de investimentos imobiliários, especialmente na construção de hotéis de luxo na Albânia e no exterior.
As autoridades reforçaram que as buscas pelos suspeitos foragidos continuam e que novas prisões podem ocorrer nos próximos dias.
Foto: ABC Color
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Tirana
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional