“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

(35) 3341-1346

home

Prefeitura Municipal fará recepção no Centro de Eventos em parceria com AproAlagoa e EMATER/MG (Foto: Osvaldo Filho)

O italiano Paschoal Poppa e sua esposa, Professora Luiza Altomare, formam o casal que iniciou a produção de queijo, que mais tarde transformaria a vocação do município de Alagoa-MG. Atualmente a cidade sul mineira tem 135 produtores responsáveis pela produção de mais de 1,5 tonelada de queijos por dia, segundo o Censo Agro do IBGE 2017. O Queijo Artesanal Alagoa rompeu as fronteiras e tem sua qualidade reconhecida internacionalmente.

A atual gestão da Prefeitura Municipal, Administração 2017/2020, desde seu primeiro dia de governo tem colocado o produtor rural como foco de sua administração desencadeando diversas ações que beneficiam o homem do campo. Iniciando com uma reestruturação e ampliação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Destinando os maquinários e equipamentos da Secretaria de Obras ao atendimento rural. Mantendo o contrato da Prefeitura com a Emater, para continuidade do Escritório Local. Alocando mais funcionários, como auxiliar de veterinário e engenheiro agrônomo para dar atendimento e suporte aos produtores. Adquirindo motos 0km para facilitar e agilizar o atendimento. Destinando 1 carro exclusivo para a Secretaria. Implantando também o Serviço de Inspeção Municipal. Apoiando todas ações da AproAlagoa e sempre empregando esforços para atender as demandas rurais.

Representantes do MAPA, EMBRAPA, SEAPA, SEBRAE, EMATER e IMA estarão presentes numa cerimônia que será realizada pela Prefeitura de Alagoa, com o apoio da Emater e AproAlagoa, na próxima terça-feira, 18 de fevereiro, às 19:00hs no Centro de Eventos.

“Estamos muito honrados em receber esta comitiva estadual que só agrega e contribui para o fortalecimento do Queijo Artesanal de Alagoa” relata o Prefeito Municipal, Juliano Diniz.

Queijos descansando na prateleira | Foto: Acervo Queijo d’Alagoa-MG

Durante a Cerimônia a EMATER fará a entrega do Documento “Caracterização integrada do município de Alagoa como produtor de Queijo Artesanal” e a EMBRAPA realizará a entrega do Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Nº41 – “Caracterização do Queijo de Alagoa: parâmetros físicos, microbiológicos e sensoriais”, bem como será realizado um planejamento de trabalho em prol do Queijo Artesanal de Alagoa. Grande dia!

Fonte: Prefeitura Municipal de Alagoa