Festa reúne música, tradição, passeio ciclístico e desfile cívico na Praça Monsenhor Nagel; população celebra história e identidade da cidade
O município de Aiuruoca comemorou com grande alegria popular seus 191 anos de Emancipação Político-Administrativa e 319 anos de Fundação. A programação oficial aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto, com diversas atividades culturais, cívicas, esportivas e religiosas, realizadas na Praça Monsenhor Nagel, com entrada franca.
A programação teve início na sexta-feira (15), com os shows das bandas Os Nogueirinhas (21h) e AG4 (23h), animando o público presente. No sábado (16), logo pela manhã, foi realizado o Desfile Cívico, que emocionou os presentes com a participação das escolas municipais e da Corporação Musical São Vicente de Paulo. Em seguida, à noite, os shows continuaram com Letícia e Adriel (21h30) e Setemarez (23h30).
O Desfile Cívico foi um dos momentos mais marcantes das comemorações. Nele, desfilaram até a praça principal as escolas Professora Maria José Ematné, APAE de Aiuruoca, CEIM Alexandrina de Souza Carvalho, a Escola Municipal Sagrado Coração do bairro Tamanduá, além das frotas de veículos da Prefeitura. O momento solene celebrou a história, a educação e os valores do município.
Durante a cerimônia, o prefeito Erlisson Lopes fez um discurso emocionado e reflexivo, destacando o valor da história e da união da comunidade:
“É uma oportunidade de relembrar nossa história, valorizar nossas raízes e olhar para o futuro com esperança. Aiuruoca nasceu da coragem e da fé de seus primeiros habitantes e cresceu guiada pela força de seu povo, pela beleza de sua paisagem e pela riqueza de sua cultura.”
“Aqui, entre montanhas e rios, entre a fé em Nossa Senhora da Conceição e a imponência do Pico do Papagaio, construímos laços, memórias, tradições e sonhos. Nosso compromisso é continuar construindo, com união e responsabilidade, uma cidade mais justa, mais próspera e mais humana.”
No domingo (17), as celebrações continuaram com o Passeio de Cicloturismo às 8h e, à tarde, a Rua de Lazer para as crianças e famílias na Praça Monsenhor Nagel. O encerramento ficou por conta da belíssima apresentação da Orquestra Sopro dos Anjos, às 20h.
História e identidade que inspiram
Com o lema que ecoa em cada canto da cidade — “Aiuruoca, terra querida! Encantamentos da nossa vida! Aiuruoca, quanto esplendor! Tu nos inspiras um grande amor!” — os moradores celebraram não apenas uma data, mas uma história viva, feita de fé, tradição, cultura e esperança no futuro.
A festa dos 191 anos de emancipação e 319 anos de fundação foi mais do que uma comemoração: foi uma reafirmação do orgulho de ser aiuruoquense e do compromisso coletivo com o desenvolvimento e a preservação da identidade da cidade.
Por Graziela Matoso/ Fotos: Jornal Panorama











Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional