A gestão de Aguanil segue firme no combate à dengue com o uso de tecnologia no distrito do Boticão. Nesta quinta-feira, 17 de julho, o drone da TechDengue foi utilizado pela vigilância epidemiológica do município para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A tecnologia tem se mostrado um importante aliado na detecção de focos que muitas vezes passam despercebidos durante o trabalho rotineiro da equipe.
O drone sobrevoou o distrito e conseguiu identificar locais que necessitam de atenção, como caixas d’água sem tampa, calhas entupidas, lajes e piscinas sem manutenção. Durante a operação, os servidores Lázaro Fídelis (Supervisor de Campo dos Agentes de Combate às Endemias), Claúdio Henrique (Agente de Combate às Endemias) e Alexandre Silveira (Agente de Combate às Endemias) acompanharam de perto os trabalhos. Os pontos suspeitos foram mapeados e, posteriormente, a equipe de vigilância será responsável por realizar a vistoria e as intervenções necessárias.
A ação demonstra o comprometimento da gestão municipal em investir em inovação, prevenção e cuidado com a saúde pública. A colaboração da população é essencial para o sucesso dessa campanha, com o incentivo para que todos eliminem focos de água parada e mantenham os seus quintais limpos, ajudando a evitar o surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações e imagem: Prefeitura de Aguanil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional