Em mais uma ação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e da justiça social no campo, a Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu uma audiência pública para a entrega de 58 títulos de Regularização Fundiária Rural, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), EMATER-MG e instituições financeiras locais.
Com os novos documentos entregues, o município alcança quase 200 propriedades regularizadas entre 2024 e 2025, consolidando um marco histórico no processo de acesso à terra e inclusão dos produtores no sistema formal de crédito e políticas públicas.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito Orlando Cardoso Pereira (Zola), o secretário de Agricultura Adenilson de Freitas Perdigão, os extensionistas da EMATER Maria Elizete e Adão Nunes, os representantes da SEAPA Fagner e Alésio, além do gerente do Banco do Brasil, Clésio Ubiratan, da gerente do Sicoob, Rosimeire, e do vereador Cirão.
Durante o evento, o prefeito Zola destacou o impacto da ação para a vida dos produtores:
“Essa entrega representa mais do que um título. É a realização de um sonho, a garantia de dignidade e segurança para o produtor rural. É com seriedade e parcerias firmes que estamos promovendo transformação e justiça social em Água Boa”.
O Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural tem como objetivo assegurar o direito à terra, promover a inclusão produtiva no campo e abrir portas para o crédito rural e o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a economia local e a permanência das famílias no meio rural.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Água Boa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional