Ao longo de agosto, Minas Gerais promove o Agosto das Artes, ação que integra o Ano Mineiro das Artes (AMA 2025). O projeto reúne mais de 200 eventos gratuitos ou a preços populares, em 120 municípios, com oficinas, exposições, apresentações, festivais e encontros formativos, ocupando praças, museus, bibliotecas e espaços culturais em todo o estado.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, a iniciativa conecta tradição e inovação: “Minas é território da criação, e o Agosto das Artes revela essa pulsação coletiva, ocupando nossas ruas, museus e espaços simbólicos com música, literatura, cinema, gastronomia e celebrações populares”.
A programação inclui a ópera Cavalleria Rusticana, no Palácio das Artes, de 6 a 10/8; a 12ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, no dia 12/8, e festivais como o de cinema de Contagem (22/8) e de gastronomia de Paraopeba (23/8). No interior, destaque para a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Rio Manso, e eventos como o Festival Literário de Muzambinho (11 a 16/8) e o Festival de Viola de Carvalhópolis (2 e 3/8).
Agentes culturais podem se cadastrar para integrar a programação pelo site oficial do evento.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Minas Gerais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional