Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das áreas urbana e rural de Virgínia participaram de um treinamento fundamental, nos dias 1º e 3 de abril, para aprimorar a atuação no campo da Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação, que teve como objetivo central a qualificação do atendimento à população, foi realizada com o intuito de alinhar os profissionais às novas diretrizes do cofinanciamento da APS, instituído pelo governo federal. A medida visa melhorar a eficiência e a humanização dos serviços oferecidos, proporcionando mais qualidade à saúde pública no município.
O treinamento foi conduzido pela Enfermeira e Assessora Fernanda Biasi e pelo Administrador de Sistemas Cassiano Gaioso, ambos representantes da empresa Ícone, especializada em soluções para a gestão de saúde. Com vasta experiência na área, os profissionais compartilharam com os ACS informações detalhadas sobre os novos processos e exigências da APS, especialmente no que diz respeito à melhoria dos cadastros e à qualificação das visitas domiciliares.
Além disso, o treinamento abordou a necessidade de uma abordagem mais humanizada nas visitas domiciliares realizadas pelos ACS. Os agentes foram orientados sobre como estabelecer uma comunicação mais empática com os pacientes e suas famílias, compreendendo melhor as particularidades de cada situação. A capacitação enfatizou o papel do agente comunitário como um elo de confiança entre a saúde pública e a comunidade.
A capacitação é vista como um marco na melhoria contínua dos serviços de saúde em Virgínia, uma vez que fortalece a formação dos profissionais, preparando-os para enfrentar os desafios da Atenção Primária à Saúde em um cenário de constantes transformações. O treinamento também é parte de um esforço conjunto da gestão municipal e estadual para alcançar resultados mais eficazes no enfrentamento de doenças e na promoção da saúde integral da população.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de Virgínia