O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na segunda-feira (9) o julgamento de uma ação penal contra o ex-deputado Roberto Jefferson. Acusado de calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos poderes, Jefferson pode ser condenado a nove anos, um mês e cinco dias de prisão, conforme o voto do ministro Alexandre de Moraes.
O julgamento está sendo realizado no plenário virtual e a votação eletrônica ficará aberta até sexta-feira (13), com ainda dez ministros por votar. Caso a condenação seja confirmada, Jefferson enfrentará uma pena significativa por suas declarações polêmicas.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-deputado incentivou a população a invadir o Senado, agredir fisicamente senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e até mesmo a explodir o prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As declarações de Roberto Jefferson foram feitas em entrevistas e vídeos amplamente divulgados nas redes sociais, o que agravou sua situação legal.
O caso segue em análise no STF, com a expectativa de que a decisão final seja tomada nos próximos dias.
Fonte e foto: Agência Brasil