A Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, por meio da secretaria municipal de Saúde, lançou uma campanha educativa para reforçar a importância da participação de toda a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Com o aumento dos casos dessas enfermidades em períodos chuvosos, a conscientização coletiva torna-se essencial para eliminar os focos de água parada, principais criadouros do mosquito. A campanha destaca ações simples, mas indispensáveis, que cada cidadão pode adotar para proteger sua família e vizinhos.
A Secretaria de Saúde elaborou uma lista de medidas práticas que, quando realizadas regularmente, ajudam a evitar a proliferação do mosquito: eliminar ou manter secos os pratinhos de plantas; certificar-se de que caixas d’água estão bem fechadas; guardar pneus velhos em locais cobertos ou descartá-los corretamente; lavar com frequência as vasilhas de água e comida dos pets; limpar telhas e calhas para evitar acúmulo de água; virar garrafas e potes vazios de boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas e sacos de lixo fechados; revisar quintais e áreas externas em busca de água parada; remover a água acumulada em bandejas de geladeiras e ar-condicionado e realizar a manutenção adequada de piscinas, utilizando cloro.
A equipe da Secretaria está à disposição para orientar e esclarecer dúvidas da população. Além disso, agentes de saúde estão intensificando visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
A campanha também alerta para a necessidade de manter a cidade limpa, evitando o descarte irregular de lixo e entulho, que podem se transformar em focos do mosquito.
Com a união da Prefeitura, da comunidade e de instituições locais, Dores do Indaiá busca reduzir os índices de infestação e proteger a saúde de seus moradores.
Com informações e foto: Prefeitura de Dores do Indaiá
