Na quarta-feira, 24 de setembro, foi realizado no Espaço Manacá, em Baependi, o Curso “Maria da Penha Itinerante”, promovido pela subseção baependiana da OAB. O evento contou com a presença de advogados e estudantes de Direito de toda a região, além do presidente da OAB de Baependi, Dr. Régis Nascimento Rezende, que aproveitaram a oportunidade de capacitação para o atendimento de mulheres em situação de violência.
O curso, realizado em parceria com a ESA-OAB/MG e a Subseção de Baependi, abordou advocacia com perspectiva de gênero, o protocolo do CNJ e o contexto histórico do Direito das Mulheres; a Lei Maria da Penha e as inovações legislativas decorrentes; os aspectos psicológicos da violência, incluindo como identificar sinais nas vítimas; e a prática advocatícia em casos de violência doméstica.
Entre os destaques da tarde, as palestras da Dra. Elis Angelita Pires Grobério, advogada especializada em violência doméstica e familiar e vice-presidente da Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica da OAB/MG, e da Dra. Juliana Günther Fonseca de Matos, advogada especializada em advocacia criminal e assistente jurídica do Núcleo de Prática Jurídica da UniHorizon-tes. Ambas contribuíram para o aprofundamento do tema para os presentes.
Os participantes ampliaram seus conhecimentos, buscando aprimorar suas habilidades e construir um atendimento mais humanizado e eficiente. O curso teve duração de seis horas e todos os participantes receberam certificados.
Por: Bruno Moraes