O Plano Diretor de Serro foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal durante Sessão Ordinária realizada em 6 de maio, após segunda votação e segunda discussão entre os vereadores. A aprovação encerra uma etapa decisiva de um processo iniciado em 2023 e formaliza um instrumento de planejamento urbano apontado como fundamental para orientar o crescimento da cidade de forma ordenada, sustentável e compatível com sua história e identidade.
Mais do que a aprovação de um documento técnico, o resultado foi apresentado como desdobramento de uma construção coletiva. Ao longo da revisão, o município promoveu oficinas, encontros temáticos, audiências públicas e consultas públicas para garantir participação direta da população nas decisões sobre o futuro da cidade. Esse percurso consolidou a percepção de que o plano foi elaborado com escuta ampla e espaço para manifestação de diferentes comunidades e demandas.
Com a nova legislação, Serro passa a contar com uma referência atualizada para o desenvolvimento urbano, com potencial para orientar expansão, preservação do patrimônio e definição de prioridades de forma mais justa. A Prefeitura destacou que a aprovação só foi possível graças ao envolvimento de moradores, da consultoria PCDU, responsável pelo suporte técnico, dos vereadores da antiga e da atual legislatura e da equipe municipal que acompanhou o processo desde o início.
O caráter unânime da votação e o longo percurso participativo conferem à medida um peso político e institucional que ultrapassa a tramitação legislativa. Ao transformar anos de debate em lei, Serro estabelece um marco para o planejamento do município e reforça a ideia de que decisões estruturantes ganham mais legitimidade quando construídas com participação social efetiva.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e foto de: Prefeitura de Serro
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
