A Prefeitura de Capetinga recebeu na sexta-feira, 8 de maio, um tanque de combustível para gasolina e diesel que será instalado na garagem municipal com a finalidade de reduzir os gastos com o abastecimento da frota. O investimento foi feito com recursos próprios provenientes do leilão de bens inservíveis, convertendo patrimônios sem utilidade em uma estrutura voltada à economia e ao aumento da eficiência administrativa.
Ao apresentar a medida, o prefeito Reginaldo de Mendonça, o Nardo do Calau, destacou que a implantação do equipamento cumpre uma proposta prevista no plano de governo. “Essa era uma proposta do nosso plano de governo e hoje temos a satisfação de dizer que é mais uma promessa sendo cumprida com responsabilidade e planejamento”, afirmou o prefeito.
A justificativa para o investimento está diretamente ligada ao custo atual do abastecimento. Segundo a administração municipal, Capetinga conta com apenas três postos de combustíveis, sendo que dois pertencem ao mesmo proprietário, cenário que reduz a concorrência nas licitações. Soma-se a isso o fato de que a Prefeitura realiza compras com prazo de pagamento, e não à vista, o que contribui para elevar os valores contratados acima dos preços praticados diretamente nas bombas. Nesse contexto, o município informou pagar cerca de R$ 8,00 pelo litro do diesel e aproximadamente R$ 7,00 pelo litro da gasolina.
Com a nova estrutura, a expectativa é ampliar a autonomia do município, melhorar as condições de negociação e reforçar o controle sobre o consumo dos veículos oficiais. “Com essa estrutura própria, teremos mais autonomia, melhores condições de negociação, maior controle sobre o consumo e, principalmente, economia aos cofres públicos. Economia essa que poderá ser revertida em mais investimentos para áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, declarou Nardo do Calau.
A Prefeitura também informou que haverá um servidor responsável pelo abastecimento e pelo controle da frota, medida que busca garantir fiscalização, organização, transparência e acompanhamento rigoroso do consumo. Ao estruturar um sistema próprio, Capetinga aposta em gestão de custos e em maior eficiência no uso dos recursos públicos, com potencial de impacto em áreas essenciais do município.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e foto de: Prefeitura de Capetinga
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
