Com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso aos serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Bárbara do Monte Verde, por meio de sua Secretaria de Saúde, promoveu uma importante ação na última quinta-feira, 02 de abril. A Unidade Odontológica Móvel (UOM), conhecida como “Odontomóvel”, foi deslocada para a comunidade de Araxá, levando atendimento odontológico diretamente aos moradores da zona rural.
A iniciativa representa um esforço estratégico da gestão municipal para superar barreiras geográficas, que frequentemente dificultam ou impedem o acesso de residentes de áreas mais afastadas aos cuidados essenciais de saúde bucal. Ao levar a estrutura de um consultório diretamente à população, o programa “Sorriso que chega até você!” não apenas facilita o tratamento, mas também reforça a importância da prevenção e do cuidado contínuo. A presença da UOM em Araxá é um passo fundamental para garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização, tenham a oportunidade de receber atenção odontológica de qualidade.
A ação visa promover o bem-estar geral e a qualidade de vida na comunidade. A saúde bucal é um componente integral da saúde como um todo, e a falta de acesso a tratamentos pode levar a complicações mais sérias. Dessa forma, ao investir em um serviço itinerante, o município atua de forma proativa na prevenção de doenças e na promoção de hábitos saudáveis, reafirmando seu compromisso em oferecer serviços de saúde equitativos e eficientes para toda a população de Santa Bárbara do Monte Verde.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e fotos de: Prefeitura de Santa Bárbara do Monte Verde
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
