Com o encerramento da janela partidária no último sábado (4), o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, definiu seu caminho para as eleições de 2026. Ele permanecerá filiado ao Republicanos e disputará uma vaga de deputado federal por Minas Gerais.
Segundo Cunha, a decisão de continuar na legenda se deu pela estabilidade da filiação já existente. O ex-parlamentar avaliou que uma mudança de partido só faria sentido caso houvesse uma composição eleitoral mais vantajosa, o que não se concretizou.
Apesar de ter construído sua trajetória política no Rio de Janeiro, onde exerceu mandato entre 2003 e 2016, Cunha agora aposta em Minas Gerais para tentar retornar ao Congresso Nacional. Sua passagem pela Câmara ficou marcada, entre outros fatos, pela autorização do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
Após deixar o cargo, Cunha também enfrentou investigações e chegou a ser preso preventivamente no âmbito da Operação Lava Jato. Em 2022, tentou voltar à vida política concorrendo por São Paulo, mas não obteve êxito.
Agora, nas eleições de 2026, ele busca uma nova oportunidade, desta vez em Minas Gerais, em uma tentativa de retomar espaço no cenário político nacional.
Fonte e foto: redes sociais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
