No dia 20 de março, os alunos da Escola Municipal Sebastião Santana, juntamente com suas professoras, participaram de um importante momento de conscientização sobre a Síndrome de Down, tema celebrado mundialmente no dia 21 de março. A data simboliza a alteração genética caracterizada pela presença de três cromossomos no par 21 e tem como principal objetivo o combate ao preconceito e a promoção da inclusão.
Para enriquecer o debate, estiveram presentes os pais Laís Ramalho Martins e Lincoln Lesen, que compartilharam experiências e reflexões sobre a importância de se discutir a inclusão e o respeito às diferenças. Durante o encontro, destacaram que “ser diferente é ser divertido” e reforçaram que todas as pessoas possuem potencialidades, qualidades e seu próprio tempo de aprendizagem.
Eles também ressaltaram características marcantes das pessoas com Síndrome de Down, como o forte senso de amizade, o carinho genuíno e o amor incondicional, sempre pautados pelo respeito e consideração. Outro ponto destacado foi a importância da inclusão além do ambiente escolar, incentivando a convivência em diferentes espaços do cotidiano, como brincadeiras, práticas esportivas e momentos simples de socialização.
Como forma simbólica de celebração, os alunos participaram da ação utilizando meias coloridas ou descombinadas, uma campanha global que representa a diversidade e faz alusão ao formato dos cromossomos, reforçando a mensagem de inclusão e respeito às diferenças.
Trabalhar a Síndrome de Down no ambiente escolar é essencial para a construção de uma educação mais inclusiva, humana e consciente. Mais do que compreender uma condição genética, os alunos aprendem a valorizar a diversidade, desenvolvendo empatia e respeito.
Esse tipo de abordagem contribui diretamente para a desconstrução de preconceitos desde a infância, reduzindo atitudes discriminatórias e promovendo uma convivência mais harmoniosa. Além disso, fortalece a formação de cidadãos mais preparados para viver em sociedade, reconhecendo que todas as pessoas têm habilidades, sentimentos e direitos iguais.
A iniciativa reforça o compromisso da Escola Municipal Sebastião Santana com uma educação que vai além do conteúdo, formando indivíduos mais conscientes, acolhedores e respeitosos com o próximo.


Fonte e fotos: Prefeitura de Bueno Brandão
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
