O município de Elói Mendes está promovendo a Semana de Triagem Oftálmica de Retinopatias nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A iniciativa tem como objetivo ampliar o cuidado com a saúde ocular da população, por meio da identificação precoce de alterações que podem comprometer a visão.
A ação é realizada pelo serviço de saúde em parceria com o serviço de oftalmologia, contando com o apoio do município. Durante a triagem, os pacientes passam por avaliações iniciais que permitem detectar possíveis problemas na retina e receber orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde dos olhos.
O diagnóstico precoce é considerado fundamental para evitar o agravamento de doenças oculares, possibilitando encaminhamentos e tratamentos adequados quando necessário. A iniciativa também reforça a importância de manter acompanhamento regular da saúde ocular.
Com a realização da triagem, a rede municipal de saúde fortalece as ações de prevenção e amplia o acesso da população a serviços que contribuem para mais qualidade de vida e bem-estar.
Da redação do Jornal Panorama com informações e fotos da Prefeitura de Elói Mendes
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
