A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (2), o texto-base da medida provisória que institui o programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás para famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa. O projeto recebeu 415 votos favoráveis e 29 contrários em todo o Congresso Nacional.
Entre os 53 deputados mineiros, apenas três votaram contra a medida: Eros Biondini (PL), Junio Amaral (PL) e Nikolas Ferreira (PL). Todos os demais parlamentares de Minas Gerais aprovaram a proposta, mostrando um consenso estadual em torno do programa.
O projeto agora segue para o Senado Federal, que tem até o dia 11 de fevereiro para analisar a medida provisória antes que ela perca validade. Se aprovado, o texto retorna para sanção presidencial e entra em vigor em todo o país.
Como votaram os deputados mineiros
Votos favoráveis (50 deputados):
Aécio Neves (PSDB)
Ana Paula Leão (PP)
Ana Pimentel (PT)
André Janones (Avante)
Bruno Farias (Avante)
Dandara (PT)
Delegada Ione (Avante)
Delegado Marcelo Freitas (União)
Diego Andrade (PSD)
Domingos Sávio (PL)
Duda Salabert (PDT)
Emidinho Madeira (PL)
Euclydes Pettersen (Republicanos)
Fred Costa (PRD)
Gilberto Abramo (Republicanos)
Hercílio Coelho Diniz (MDB)
Igor Timo (PSD)
Leonardo Monteiro (PT)
Luis Tibé (Avante)
Luiz Fernando Faria (PSD)
Marcelo Álvaro Antônio (PL)
Mário Heringer (PDT)
Mauricio do Vôlei (PL)
Miguel Ângelo (PT)
Misael Varella (PSD)
Newton Cardoso Jr (MDB)
Odair Cunha (PT)
Padre João (PT)
Patrus Ananias (PT)
Paulo Guedes (PT)
Rafael Simoes (União)
Reginaldo Lopes (PT)
Rodrigo de Castro (União)
Rogério Correia (PT)
Rosângela Reis (PL)
Samuel Viana (Republicanos)
Sergio Santos Rodrigues (Podemos)
Stefano Aguiar (PSD)
Weliton Prado (Solidariedade)
Zé Silva (Solidariedade)
Zé Vitor (PL)
Votos contrários (3 deputados):
Eros Biondini (PL)
Junio Amaral (PL)
Nikolas Ferreira (PL)
A votação demonstra que a bancada mineira foi amplamente favorável ao programa, independentemente da legenda, destacando a importância social do Gás do Povo no estado.
Fonte: Redes sociais/ foto: Câmara dos Deputados
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
