Uma equipe da Prefeitura de Cuparaque, composta pelo prefeito, secretários, vereadores e técnicos especializados em captação e tratamento, realizou uma vistoria especializada nas nascentes que abastecem o município. A proposta é uma forma de a gestão pública demonstrar seu compromisso com a preservação das fontes de água e com o planejamento estratégico do uso sustentável desse recurso.
Preservar as nascentes é essencial para que o abastecimento de água se mantenha para as gerações presentes e futuras. A aproximação das lideranças municipais com a realidade das fontes é essencial para a definição de metas de preservação que contemplem a sede urbana, o distrito de Aldeia e a zona rural. Essa ação conjunta entre os poderes Executivo e Legislativo reafirma a infraestrutura natural como pilar do crescimento local.
A preservação dessas áreas assegura que a água fornecida à população tenha qualidade e que o município esteja mais resiliente para enfrentar períodos de estiagem. O diagnóstico preciso, obtido por meio de visitas técnicas regulares, fundamenta a elaboração de políticas públicas de manejo sustentável. Além da atuação institucional, a preservação é um dever coletivo, exigindo uma conscientização comum para que cada ação individual contribua para a proteção desse recurso vital.
O encerramento da vistoria reitera a convicção de que a gestão eficiente da água é o caminho para o futuro da comunidade. A Prefeitura de Cuparaque mantém como prioridade a conservação do patrimônio hídrico, empenhando-se em valorizar e proteger o meio ambiente em benefício de todos.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Cuparaque
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
