Levantamento realizado no Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3 — responsável pelo registro das operações de financiamento de veículos automotivos no Brasil — aponta que 2025 terminou com alta de 2% nos financiamentos, totalizando 7,3 milhões de unidades. O resultado marca a terceira alta consecutiva do setor e representa o melhor desempenho em número de veículos financiados desde 2011, sinalizando uma retomada consistente do crédito automotivo no país.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelas regiões Nordeste e Norte, que registraram expansões de 12,3% e 9,8%, respectivamente. O avanço nessas regiões foi decisivo para o resultado nacional positivo, refletindo maior acesso ao crédito e aumento da demanda por veículos, sobretudo em mercados que historicamente apresentam menor participação no volume total de financiamentos.
Do total financiado, 2,6 milhões de unidades foram de veículos novos, o que corresponde a mais de 50% das vendas desse segmento em 2025. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até novembro, 4,6 milhões de veículos novos foram vendidos no país. Já os veículos usados somaram 4,6 milhões de unidades financiadas ao longo do ano, embora não haja, até o momento, um dado público consolidado sobre o total de vendas desse segmento em 2025.
A distribuição regional dos financiamentos também revela a concentração do mercado. O Sudeste lidera, com 41,9% de todas as operações, considerando veículos novos e usados. Em seguida aparecem o Sul, com 20,2%, o Nordeste, com 19,5%, o Centro-Oeste, com 10,6%, e o Norte, com 7,9%.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
