O município de Varginha consolidou sua posição como o maior exportador do comércio exterior mineiro ao liderar, pelo segundo mês consecutivo, o ranking das cidades exportadoras de Minas Gerais. Em novembro, a cidade se destacou como o principal centro internacional de vendas no estado, contribuindo com 9% das exportações totais de Minas Gerais.
A apresentação em Varginha acontece dentro de um cenário de forte aumento nas exportações do estado. O Governo de Minas divulgou que o estado alcançou a marca de US$ 41,4 bilhões em exportações até novembro deste ano. Este valor demonstra um aumento considerável de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, 2024.
A posição de destaque de Minas Gerais no cenário nacional se deve, em grande parte, ao sucesso das exportações mineiras, especialmente com cidades como Varginha liderando o caminho. O estado respondeu por 13% de todas as vendas externas do Brasil no acumulado. Esse desempenho robusto no comércio exterior fez com que a balança comercial mineira acumulasse um superávit de US$ 24,4 bilhões.
A liderança de Varginha não se trata apenas de um feito isolado, mas sim de um reflexo do dinamismo econômico da região e de sua contribuição estratégica para o saldo comercial positivo do estado. O município se torna um pilar essencial da economia mineira, principalmente em um período de crescimento das vendas no mercado internacional.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Varginha
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
