O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) o encerramento da sala de situação criada em outubro para monitorar casos de intoxicação por metanol. A decisão foi oficializada por portaria publicada no Diário Oficial da União. Segundo a pasta, o último caso confirmado ocorreu em 26 de novembro, referente a uma pessoa que apresentou sintomas três dias antes.
O órgão afirmou que a expressiva redução de novos registros e óbitos consolidou um cenário de estabilidade epidemiológica. Todos os estados dispõem atualmente de estoque garantido de antídotos e maior capacidade diagnóstica. Com o encerramento, o acompanhamento volta ao fluxo rotineiro do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Instalada em 1º de outubro, a sala de situação reuniu representantes de diversas instituições federais, incluindo Anvisa, Fiocruz, Ebserh, CNS e Opas, além dos ministérios da Agricultura e Pecuária e da Justiça e Segurança Pública. A medida foi adotada após alerta inicial de 26 de setembro.
Entre 26 de setembro e 5 de dezembro, foram registradas 890 notificações relacionadas ao metanol, sendo 73 confirmadas, 29 suspeitas e 788 descartadas. O país teve 22 óbitos confirmados, principalmente em São Paulo, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Sul. Áreas mais afetadas receberam insumos como 1.500 ampolas de fomepizol e 4.806 unidades de etanol.
Da Redação
Com informações da Agência Brasil
Foto: UFPR/Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
