O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), promoveu nesta segunda e terça-feira (8 e 9/12) o encontro nacional dos coordenadores do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O evento reuniu 150 representantes no auditório da Capes e integrou as comemorações pelos 60 anos da iniciativa.
A celebração ocorreu em momento de maior procura já registrada pelo programa, que registrou crescimento de quase 1.200% nas candidaturas internacionais para a seleção de 2026, com 3.291 estudantes de 55 nacionalidades interessados em vagas gratuitas em instituições brasileiras. A programação incluiu sessão solene no Palácio Itamaraty, onde foi lançado o selo comemorativo dos Correios.
Criado nos anos 1960, o PEC-G oferta vagas de graduação para estudantes estrangeiros em 104 instituições brasileiras, reunindo participantes de 52 países e 73 nações parceiras. Na abertura do encontro, representantes do MEC, da Capes e do Itamaraty destacaram a relevância da política para a cooperação internacional, a redução de desigualdades e a internacionalização das universidades brasileiras.
O MEC informou que o impacto do programa é interno e externo, fortalecendo a diversidade acadêmica no país e contribuindo para a formação de profissionais em nações parceiras. Com o aumento da demanda, MEC e Ministério das Relações Exteriores estudam ações para ampliar a qualidade da experiência estudantil e garantir a sustentabilidade da cooperação educacional.
Da Redação
Com informações do MEC
Foto: Luís Fortes/MEC
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
