O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e a presidente do Servas, Christiana Renault, participaram neste sábado (29) do Dia D de Arrecadação do Servas, realizado na sede da instituição, em Belo Horizonte. A mobilização faz parte da Campanha de Natal 2025 da entidade, reforçando a solidariedade e o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado.
Durante o evento, Mateus Simões destacou a importância da participação da sociedade civil. “O voluntariado tem que fazer parte da nossa vida. O papel de entrega, de um pedaço do seu tempo, um pedaço das suas coisas para ajudar outra pessoa, edifica quem está doando. A sociedade civil é central nisso. O Servas é um braço do governo do Estado para ajudar a sociedade civil a conseguir fazer a ajuda a chegar na mão daqueles que mais precisam”, afirmou o vice-governador.
Simões ressaltou ainda o impacto das doações. “Fazemos isso na época das chuvas, inclusive nós estamos recebendo aqui também as doações das chuvas, com roupas, agasalhos, fraldas para bebês, alimentos. E nessa época do Natal, temos as pelúcias, a arrecadação dos brinquedos. Essa possibilidade de levar um brinquedo para uma criança que muitas vezes não teria nenhum presente no Natal, não aquece só o coração da criança e da família, mas de quem doa também”.
A presidente do Servas, Christiana Renault, explicou que a campanha não possui uma meta quantitativa, mas reforçou a importância de arrecadar o máximo possível. “Nós arrecadamos hoje brinquedos, livros, material escolar, kits de higiene pessoal, cremes hidratantes, sabonetes e roupas. O Servas tem mais de 2 mil entidades assistidas ao longo de todo o estado. Então, quanto mais doações, melhor”, disse.
O Dia D arrecadou alimentos não perecíveis, presentes, brinquedos, roupas, produtos de higiene pessoal, fraldas e materiais escolares, que serão destinados a instituições cadastradas, como casas de acolhimento, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). A expectativa é beneficiar ao menos 500 pessoas com as contribuições do evento.
Para quem deseja participar, a sede do Servas recebe doações diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Campanha de Natal 2025
O Dia D é apenas uma das seis ações da Campanha de Natal do Servas, tradicionalmente realizada todos os anos. Ao longo deste ano, a entidade beneficiou mais de 200 mil pessoas, número que deve aumentar com as iniciativas natalinas. Entre as ações estão:
- Chuva de Pelúcia: distribuição de 5 mil brinquedos a crianças de instituições socioassistenciais;
- Almoço de Natal para Idosos: realizado em parceria com o chef Léo Paixão, no restaurante Macaréu, na Vila da Serra;
- Sessão Descoberta: exibição especial de cinema para 100 crianças, promovendo lazer, cultura e convivência;
- Ação Solidária de Natal: entrega de presentes e ceia para entidades cadastradas no dia 24/12;
- Adoção de 2 mil cartinhas ao Papai Noel: contemplando crianças, adolescentes e idosos.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Minas
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
