Saúde do homem é pauta especial em Rio Vermelho com ações do Novembro Azul. A coordenação de saúde organizou essas atividades, que tiveram como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de próstata, e também tornar mais acessíveis esses serviços essenciais.
Na USF Central, foi implementada a estratégia da “Sala de Espera”, um formato que aproveita o tempo de aguardo dos pacientes para disseminar conhecimento. O técnico de enfermagem Erasmo conduziu uma palestra sobre o Novembro Azul no local. A exposição teve como objetivo proporcionar informações de qualidade, desmistificando questões e motivando os homens a serem mais proativos em relação à sua saúde. A USF Central não apenas orientou, mas também ofereceu um circuito completo de cuidados, com consultas médicas, odontológicas e atendimento de enfermagem, tudo para garantir o bem-estar dos participantes.
A campanha também foi estendida à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Horizonte, aumentando seu alcance. As equipes de saúde nessa região concentraram seus esforços em avaliação, orientação e um atendimento humanizado. O objetivo dessa descentralização foi assegurar que um número maior de homens pudesse cuidar de sua saúde, tirando as barreiras geográficas e estimulando a busca pelos serviços, mesmo para quem vive longe do centro.
Com essas iniciativas, a administração municipal reitera que a prevenção é a melhor estratégia para garantir uma vida longa e saudável. A campanha não se limitou a prestar serviços, mas também visou educar e envolver a comunidade, estimulando os familiares a encorajarem os homens de suas vidas a realizarem exames preventivos. Essa mobilização demonstra um compromisso com a saúde da população e a diminuição dos índices de mortalidade por doenças que, quando diagnosticadas precocemente, têm tratamento eficaz.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Rio Vermelho
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
