Minas Gerais anunciou na quarta-feira (19) um pacote de investimentos de R$ 38 milhões voltado para reforçar a fiscalização ambiental e o combate a incêndios florestais no estado. O montante será destinado à ampliação da presença em áreas remotas, modernização de equipamentos estratégicos e maior agilidade nas operações ambientais.
Investimentos estratégicos
O pacote inclui a aquisição de um novo helicóptero modelo Esquilo, equipado para monitoramento aéreo e combate a incêndios, além de um caminhão de abastecimento para apoio às operações e equipamentos diversos para fortalecer o trabalho das equipes ambientais. Também foi anunciado o repasse de R$ 2 milhões ao COMAF (Comando de Operações em Mananciais e Áreas de Florestas), unidade especializada do BOPE, para compra de viaturas e equipamentos de suporte em regiões de difícil acesso.
Os recursos são provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que reúne multas e compensações ambientais revertidas para ações de proteção dos biomas mineiros.
Capacidade de atuação ampliada
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a relevância do investimento para um estado extenso e com desafios logísticos:
“É um investimento de R$ 38 milhões que permitirá entregar resultados ainda mais efetivos na fiscalização. Minas tem 853 municípios, e chegar a lugares remotos, onde o ilícito pode ocorrer, só é possível com o apoio do Comave e dos nossos equipamentos aéreos”.
O secretário adjunto da Semad, Leonardo Rodrigues, acrescentou que a modernização da frota é essencial para manter o ritmo das operações:
“Os recursos destinados por meio do TAC, seja para equipamentos, para o caminhão ou especialmente para a troca do helicóptero, são fundamentais para acompanhar operações e rotinas diárias. Isso nos permite verificar o território, entender o que está acontecendo e atuar com mais precisão.”
Modernização da frota aérea e terrestre
O subsecretário de Fiscalização Ambiental, coronel Alexandre, ressaltou os ganhos operacionais com a nova aeronave:
“A nova aeronave substituirá um equipamento com mais de 28 anos de uso. Virá com tecnologia de última geração, incluindo sistema para combate a incêndios, além do caminhão de abastecimento. Somam-se a isso os R$ 2 milhões destinados ao COMAF, que permitirão adquirir viaturas e equipamentos essenciais para aprimorar as ações de proteção ambiental e operações especiais.”
Proteção dos biomas mineiros
Ao direcionar multas e compensações ambientais para investimentos diretos em fiscalização, o governo busca transformar sanções em benefícios concretos para a sociedade. A integração entre novas tecnologias, equipamentos e atuação conjunta das equipes ambientais e de segurança amplia a capacidade do Estado de identificar ilícitos, prevenir danos e responder a emergências.
Com essas medidas, Minas Gerais avança na construção de um sistema ambiental mais eficiente e preparado, garantindo segurança ambiental e proteção de seus biomas em todo o território estadual.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Semand
Foto: Divulgação / Sisema
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
