A Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura participou de debates na MAX Audiovisual 2025, realizada em Belo Horizonte entre os dias 11 e 13 de novembro. A diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes, integrou duas mesas na última quinta-feira (13), discutindo temas ligados à circulação de obras nacionais e ao fortalecimento das salas públicas e privadas de cinema.
No painel “A exibição nos interiores do Brasil”, Daniela ressaltou que ampliar o acesso do público ao audiovisual brasileiro é prioridade da SAV, destacando o mapeamento de 546 salas públicas interessadas em compor uma rede nacional. Em outro debate, no Fórum Mineiro do Audiovisual e das Novas Mídias, a diretora abordou a integração entre governo federal, estados e municípios na construção de um Sistema Setorial do Audiovisual.
A curadoria do Eixo Exibição da MAX, representada por Samuel Marotta, também enfatizou a importância do diálogo entre instituições e a necessidade de estratégias para fortalecer salas de pequeno e médio porte, essenciais para o cinema independente. Segundo ele, investir na exibição contribui para o equilíbrio do ecossistema audiovisual.
A MAX Audiovisual é realizada pelo Sebrae Minas, com curadoria da Bravi, e reúne profissionais do setor para discutir produção, circulação e acesso às obras no país. Pela primeira vez, o evento dedicou parte de sua programação exclusivamente ao tema da exibição.
Da Redação
Com informações do Ministério da Cultura
Foto: Nereu Jr
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
