As exportações do agronegócio de Belo Horizonte e de Minas Gerais somaram US$ 16,4 bilhões entre janeiro e outubro de 2025, crescimento de 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O café segue liderando a pauta exportadora, seguido pelos complexos soja e sucroalcooleiro, carnes e produtos florestais, além da expansão de segmentos como lácteos processados e preparados alimentícios.
O volume exportado totalizou 14 milhões de toneladas, queda de 6,5% na comparação anual. Minas se mantém como o terceiro maior exportador do setor no país, responsável por quase 13% da receita do agro nacional, com 633 produtos enviados para 175 destinos.
Em outubro, as vendas externas somaram US$ 1,8 bilhão e 1,2 milhão de toneladas, o melhor resultado para o mês na série histórica. A valorização das commodities e a ampliação para novos mercados contribuíram para o desempenho. Quinze países passaram a importar produtos mineiros em 2025.
O café atingiu US$ 8,9 bilhões; a soja totalizou US$ 2,8 bilhões; o setor sucroalcooleiro registrou US$ 1,7 bilhão; as carnes somaram US$ 1,5 bilhão; e os produtos florestais chegaram a US$ 814 milhões.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: Emater / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
