O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) assinaram um Termo de Cooperação Técnica para desenvolver ações conjuntas voltadas à melhoria da infraestrutura viária e à integração logística entre os dois estados. O acordo foi firmado durante o 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPV), realizados em Belo Horizonte, no final de outubro.
Na primeira etapa, o termo prevê a recuperação e reabilitação da ponte Quinca Mariano, sobre o Rio Paranaíba, que conecta as rodovias MG-413 e GO-139. A estrutura, com 1.153 metros de extensão, deverá receber investimento de R$ 27,3 milhões, e o processo de contratação dos serviços já está em fase de elaboração. A obra visa melhorar a conectividade rodoviária interestadual e promover ganhos logísticos e econômicos para as regiões de divisa.
A cooperação também inclui estudos técnicos para uma nova travessia sobre o Rio Paranaíba, na MG-414, ligando Araguari (MG) ao município goiano de Anhanguera. Segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, a parceria fortalecerá a integração entre os estados e trará benefícios diretos à população. O presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou que o protocolo regula ações conjuntas nas malhas rodoviárias das fronteiras, especialmente entre Corumbaíba (GO) e Araguari (MG).
Com mais de 1,6 mil quilômetros de fronteira, Minas Gerais e Goiás avançam na consolidação de uma rede compartilhada de infraestrutura, com foco na segurança viária, no escoamento da produção e na atração de investimentos.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: DER-MG / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
