Novembro é o mês dedicado à Homeopatia. O dia 21 de novembro foi escolhido para celebrar o aniversário da Homeopatia no Brasil, data em que, em 1840, o médico francês Dr. Benoit Jules Mure introduziu a prática no país.
O movimento Novembro Verde – Trate-se com Homeopatia tem como objetivo valorizar, divulgar e esclarecer a população sobre os benefícios da Homeopatia, fortalecendo essa prática terapêutica no país.
Criada em 2014 na Bahia, a campanha começou com a divulgação de um selo representativo nas redes sociais entre amigos, familiares, pacientes e simpatizantes. No ano seguinte, profissionais homeopatas de várias áreas — como Medicina, Odontologia, Farmácia, Medicina Veterinária e Agronomia — aderiram à iniciativa, que passou a ter abrangência nacional. Desde então, associações e entidades realizam palestras, encontros, caminhadas e outras atividades em diversas cidades, com o apoio da imprensa.
O que é a Homeopatia?
A Homeopatia é um sistema terapêutico criado pelo médico alemão Dr. Samuel Frederic Hahnemann, no final do século XVIII, por volta de 1789. Ela se baseia na ideia de que o tratamento deve considerar o indivíduo como um todo, e não apenas a doença isoladamente.
Seu princípio fundamental é o chamado “semelhante cura semelhante” (“similia similibus curantur”). Isso significa que uma substância capaz de causar determinados sintomas em uma pessoa saudável pode, quando utilizada em doses muito pequenas e dinamizadas, estimular o organismo a reagir e superar sintomas semelhantes em uma pessoa doente.
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias de origem vegetal, mineral ou animal. Essas substâncias passam por um processo de diluição e dinamização, que visa estimular a força vital do organismo — sua capacidade natural de se equilibrar e manter a saúde.
A Homeopatia busca entender o paciente em sua totalidade, considerando aspectos físicos, mentais e emocionais. O tratamento é individualizado, pois cada pessoa reage de forma única às doenças e aos estímulos. Essa abordagem promove o cuidado integral, preventivo e curativo, estimulando o equilíbrio do corpo de forma suave, natural e sem efeitos adversos significativos.
No Brasil, a Homeopatia é reconhecida como especialidade médica e farmacêutica, e também integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). É utilizada por médicos, farmacêuticos, dentistas, veterinários e agrônomos, com o objetivo de promover a saúde de forma ampla, segura e acessível.
O Novembro Verde reforça a importância da Homeopatia como uma opção terapêutica que busca o equilíbrio e o bem-estar de forma integral. Consulte um farmacêutico homeopata e conheça mais sobre essa forma de cuidado que há mais de dois séculos contribui para a saúde de muitas pessoas.
Fonte: CRF-RS/ foto: Freepik
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
