São Gonçalo do Rio Abaixo se destaca como a primeira cidade de Minas Gerais a oficializar uma Unidade do Parque Tecnológico Distribuído do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A parceria, firmada em uma cerimônia no Centro Cultural nesta segunda-feira, 20 de outubro, promete transformar a educação e diversificação econômica do município, oferecendo cursos gratuitos de formação, técnicos e de pós-graduação. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Raimundo Nonato Barcelos e o reitor do IFMG, Rafael Bastos.
Os investimentos na nova unidade somam R$ 6,9 milhões, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico, com previsão de evolução progressiva em até 48 meses. A escola funcionará no prédio atualmente ocupado pela Prefeitura, que será desocupado nas próximas semanas. A estrutura da unidade incluirá modernos espaços de coworking, laboratórios e um ambiente maker para prototipagem, além de uma incubadora de empresas focada na produção de alimentos, uma das principais vocações da região.
Os cursos oferecidos abrangem áreas inovadoras, como Inteligência Artificial para empreendedores e produtores rurais, além de cursos técnicos em Química, Logística e Meio Ambiente. Durante a cerimônia, as autoridades enfatizaram a importância da parceria entre Ciência e Tecnologia, Educação e Desenvolvimento Econômico. O prefeito Nozinho expressou sua satisfação com a chegada do IFMG, destacando que a educação é a base do desenvolvimento e um passo importante para a valorização da tecnologia e pesquisa no município.
Da redação do Jornal Panorama com informações e fotos da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
