A Prefeitura de Itacarambi, em uma ação conjunta com o Consórcio de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene (CODANORTE), concluiu com sucesso a primeira etapa de sua campanha de castração gratuita para cães e gatos. Realizada ao longo desta semana, a iniciativa atendeu um total de 229 animais, representando um passo significativo para o controle populacional e a promoção da saúde e bem-estar animal no município.
O principal objetivo da campanha é oferecer um método eficaz e humanitário para controlar a proliferação de animais de rua, um desafio diretamente ligado à saúde pública. A castração não apenas previne o nascimento de ninhadas indesejadas, que frequentemente acabam em abandono, mas também contribui para a prevenção de doenças tanto nos animais, como tumores e infecções, quanto nos seres humanos, ao reduzir a transmissão de zoonoses. A parceria com o CODANORTE foi fundamental para viabilizar a estrutura e a equipe técnica necessárias para realizar os procedimentos com segurança.
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a causa animal e a saúde coletiva. Com o sucesso desta primeira fase, a expectativa é ampliar o alcance do programa. A equipe retornará ao município em novembro para uma segunda etapa, com a meta de completar o atendimento de 300 animais no total. A continuidade do projeto demonstra um planejamento estratégico para lidar com a questão de forma contínua, garantindo resultados duradouros para a comunidade.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Itacarambi
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
