No dia 4 de setembro de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde de Rodeiro deu início à Campanha Outubro Rosa na ESF 03 Prefeito José de Paiva, com uma série de ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento internacional, criado na década de 1990, tem como objetivo alertar a população para a importância do autocuidado e da realização periódica de exames preventivos.
Durante a abertura da campanha, foram oferecidos diversos serviços à população, incluindo coleta de citopatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O evento também contou com o depoimento da senhora Rosimere Aparecida Trunquim, que emocionou os presentes ao compartilhar sua trajetória de superação e cura do câncer de mama.
Ao longo do mês de outubro, as unidades de saúde de Rodeiro estarão abertas aos sábados para facilitar o acesso das mulheres que enfrentam dificuldades para realizar seus exames durante a semana. A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde da mulher, destacando que o Outubro Rosa é um momento fundamental para conscientização e cuidado.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Rodeiro.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
