Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, alcançou um feito histórico no futebol feminino brasileiro. A jogadora de 24 anos foi negociada por US$ 1,1 milhão (aproximadamente R$ 5,8 milhões) com o Boston Legacy, dos Estados Unidos, tornando-se a quinta jogadora mais cara da história da modalidade. A negociação, que envolve a transferência de 80% dos direitos econômicos da atacante, colocou a brasileira entre as mais valiosas do futebol feminino mundial. A transação não inclui apenas o montante inicial, mas também bonificações a serem pagas ao Palmeiras, que podem elevar o valor final.
A ida de Amanda Gutierres ao Boston Legacy superou o valor recebido pelo Internacional em 2024 pela venda de Priscila ao América, do México, que foi de R$ 2,8 milhões. A negociação de Amanda também ultrapassa outros históricos no futebol feminino brasileiro, como a transferência de Tarciane, do Corinthians para o Houston Dash, que envolveu R$ 2,59 milhões. No cenário internacional, o recorde da modalidade permanece com a ida da volante francesa Grace Geyoro do PSG para o London City Lionesses, por US$ 1,93 milhão.
Embora já tenha sido confirmada a transferência, Amanda permanecerá no Palmeiras até dezembro, defendendo o clube nas semifinais da Copa do Brasil e no Campeonato Paulista. O diretor de Futebol Feminino do Palmeiras, Alberto Simão, destacou a importância da jogadora para o time e afirmou que os valores da transação serão reinvestidos em tecnologia e em um centro de excelência para o futebol feminino. Além de seus feitos no Palmeiras, Amanda se firmou na seleção brasileira, sendo campeã e artilheira da Copa América, e se destacou como a maior goleadora da história do clube alviverde, com 68 gols em 92 partidas.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Brasil
Imagem: amandaa_gutierres/arquivo pessoal/instagram
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
