O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta quinta-feira (02), o pagamento da sétima parcela do programa Pé-de-Meia 2025 para estudantes nascidos em julho e agosto. O benefício, no valor de R$ 200, será depositado até a próxima segunda-feira (06) em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal, abertas automaticamente em nome dos alunos.
De acordo com o MEC, cerca de 3,5 milhões de estudantes do ensino médio público regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inscritos no CadÚnico, serão contemplados nesta etapa. Para ter direito ao pagamento, é exigida frequência mínima de 80% nas aulas.
Calendário de pagamentos
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 29 de setembro
- Nascidos em março e abril: 30 de setembro
- Nascidos em maio e junho: 1º de outubro
- Nascidos em julho e agosto: 2 de outubro
- Nascidos em setembro e outubro: 3 de outubro
- Nascidos em novembro e dezembro: 6 de outubro
Como acessar o benefício
O valor pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, para maiores de 18 anos. No caso de menores, o responsável legal deve autorizar a movimentação da conta no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa. O acompanhamento do benefício pode ser feito também no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
Incentivos do programa
O Pé-de-Meia prevê quatro tipos de incentivo financeiro:
- Matrícula: R$ 200 por ano, no início do período letivo;
- Frequência: nove parcelas de R$ 200 ao longo do ano;
- Conclusão: até R$ 3 mil ao final de cada ano letivo concluído e aprovado;
- Enem: R$ 200 após a participação no exame no último ano do ensino médio.
Ao final do ciclo escolar, o estudante pode acumular até R$ 9,2 mil.
Sobre o Pé-de-Meia
Lançado em janeiro de 2024, o programa tem como objetivo reduzir a evasão escolar e apoiar financeiramente estudantes de baixa renda da rede pública durante o ensino médio. A adesão é automática para quem cumpre os critérios.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações do Agência Brasil
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
