O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), autorizou o início de duas importantes obras de infraestrutura viária que visam garantir maior segurança, mobilidade e desenvolvimento socioeconômico em regiões estratégicas do estado. As obras consistem na construção de pontes sobre o Rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, e sobre o Rio Casca, na rodovia AMG-1715, ambas com o objetivo de melhorar o tráfego, especialmente no transporte de cargas.
A primeira obra, que envolve a construção de uma ponte sobre o Rio Paranaíba, irá interligar a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, no município de Patos de Minas, à cidade de Lagamar. A nova estrutura terá 96 metros de extensão por 10,6 metros de largura, e o valor contratado para a obra é de R$ 14,6 milhões. O prazo de execução foi estipulado em 360 dias, com início previsto para 24 de setembro de 2025.
A atual ponte, que é composta por estrutura metálica e madeira, apresenta limitações no tráfego, restringindo a passagem de veículos pesados com mais de 12 toneladas, o que prejudica o escoamento da produção local, principalmente durante o período de chuvas. A nova ponte, com estrutura de concreto, ampliará a capacidade de tráfego, permitindo a circulação segura de veículos pesados e facilitando a integração entre os municípios da região. Além disso, contribuirá para a redução de custos logísticos e fortalecerá a economia regional, especialmente nas áreas de agropecuária e mineração.
Já a segunda obra, que visa a construção de uma nova ponte sobre o Rio Casca, na rodovia AMG-1715, entre o entroncamento da MG-329 e Santo Antônio do Grama, terá 80 metros de extensão por 10 metros de largura. O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 6 milhões, com prazo de 360 dias para sua execução. A nova estrutura será construída ao lado da atual ponte, que apresenta uma única faixa de tráfego e limita a capacidade de carga, obrigando os veículos a utilizarem uma variante alternativa.
Essa nova travessia facilitará o acesso à capital Belo Horizonte e garantirá maior segurança e fluidez no tráfego, especialmente para os veículos pesados, além de proporcionar mais conforto e agilidade para o transporte de mercadorias.
Investimento estratégico para o desenvolvimento regional
O diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, ressaltou a importância dessas obras para o desenvolvimento sustentável do estado. “Essas obras são investimentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do estado, pois garantem não apenas a segurança dos usuários, mas também fortalecem a economia regional ao permitir o escoamento eficiente da produção agropecuária e o transporte de mercadorias. Estamos comprometidos em ampliar a infraestrutura rodoviária para melhorar a qualidade de vida das comunidades e fomentar o crescimento econômico”, afirmou Novais.
Ambas as obras serão financiadas com recursos do Tesouro Estadual e representam investimentos estratégicos para a melhoria da infraestrutura rodoviária em Minas Gerais. Elas têm como objetivo promover o desenvolvimento econômico, a segurança viária e a qualidade de vida das comunidades locais, garantindo um tráfego mais seguro e eficiente nas regiões do Alto Paranaíba e Zona da Mata.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Minas
Imagem: DER-MG / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
